quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis ganha espaço na FEMUPE


por Ellen Reis
A Feira dos Municípios de Pernambuco (FEMUPE), realizada nos período de 03 a 07 de Agosto, contou com aproximadamente 90 stands espalhados pelos quatro cantos do Centro Escolar de Práticas de Educação Física (CEPEF). A terceira edição do evento foi, pela primeira vez, realizada no interior do Estado – mais precisamente no Agreste Pernambucano – no município de Lajedo.
Entre os expositores estava a Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis que, representada pelos municípios de Barra de Guabiraba, São Joaquim do Monte (Barra do Riachão), Limoeiro e Pombos, divulgou o trabalho de artesãs, as ações realizadas pelo Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social na Rede, bem como os materiais sobre o Método Bambu e os boletins produzidos pelo NUSP.
Para a Rede a experiência foi enriquecedora por, não apenas permitir a troca de experiências entre o público, os artesãos e a cultura, mas também contribuir para dar maior visibilidade aos produtos locais na medida em que o evento representou uma vitrine de exposição da cultura pernambucana.
Como estratégias de divulgação, os municípios da Rede juntamente com a Universidade Federal de Pernambuco, a PROEXT (Pró-Reitoria de Extensão) e o NUSP, produziram etiquetas para identificação dos produtos dos quatro municípios, além da distribuição dos folders com informações sobre o trabalho dos artesãos.
Nos cinco dias de Feira os portões ficaram abertos das 14hs às 22hs e o público pôde usufruir de uma programação bastante diversificada: shows, danças, teatro, cordel, artesanato e muito mais da cultura popular. O evento foi realizado pela ação conjunta entre a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e a Prefeitura de Lajedo.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Inscrições abertas para o III Curso Internacional de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis


 por Gorete Linhares
Até o dia 28 de agosto estão abertas as inscrições de candidatos estrangeiros e brasileiros ao III Curso Internacional de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis. A exemplo do II Curso, realizado ano passado, a terceira edição é também direcionada aos países africanos de língua portuguesa (15 vagas). Para o Brasil são oferecidas cinco vagas.
Tem como objetivo principal capacitar os participantes na experiência nipo-brasileira em Municípios Saudáveis e na construção de uma metodologia flexível estruturadora (método Bambu – metodologia desenvolvida pelo NUSP) para uso nos municípios de pequeno a médio porte, de forma que eles se tornem difusores das técnicas e da metodologia de trabalho adotadas pela Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis, promovendo a troca de informações com os representantes de cada um dos países envolvidos sobre as práticas e técnicas de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Local a fim de viabilizar o estabelecimento de um canal ágil de cooperação internacional entre o Brasil e os países participantes. O curso, realizado pelo NUSP desde 2009.
Com carga horária total de 168 horas, o Curso tem aula de abertura programada para acontecer dia 10 de outubro e conclusão dia 11 de novembro de 2011. As aulas serão ministradas no auditório do NUSP, de segunda a sexta-feira. Além de aulas expositivas, os participantes farão viagens de estudo a fim de conhecer experiências exitosas de municípios membros da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis.
Destinado a profissionais que atuem na área de promoção da saúde, desenvolvimento local, cooperativismo e/ou gestão de políticas públicas, lideranças comunitárias e/ou gestores comprometidos com o processo de desenvolvimento de suas localidades em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Brasil. Os candidatos devem ter escolaridade média (correspondente a 8 anos de estudo regular) e faixa etária desejável entre 22 e 65 anos. Além disso, devem apresentar um plano de trabalho a partir dos temas abordados no curso, a ser aplicado na sua instituição.
Para ter acesso, os africanos desses países interessados devem procurar a Embaixada do Brasil, o escritório da Representação da Agência de cooperação Internacional do Japão (JICA) ou a Agência de Cooperação em seu país para informar-se acerca das candidaturas. Em cada país, os governos locais farão a seleção dos candidatos das instituições-alvo (definidas pela cooperação brasileira e japonesa junto aos governos locais). O processo de seleção para brasileiros partirá da instância governamental no Brasil e será monitorado pelo NUSP. Candidatos brasileiros também devem ser indicados por instituições-alvo no Brasil.
O Curso Internacional de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis faz parte do Third Country Training Programme (TCTP) - Programa de Treinamento de Terceiros Países - uma modalidade de cooperação trilateral prevista no âmbito do Programa de Parceria Brasil-Japão (JBPP), operacionalizada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O TCTP promove o fortalecimento institucional e a capacitação de recursos humanos dos países parceiros, em áreas consideradas prioritárias ao desenvolvimento local, por meio da transferência de tecnologia, do incremento de competências e da disseminação de soluções criativas.
O detalhamento do processo de candidatura além de outras informações podem ser obtidas no endereço http://www.abc.gov.br/treinamentos/DetalhamentoCurso.aspx

(Contatos no NUSP – 81 2126 8549/ 8553 – Edione/Mariza/Else)