por Lisandra Nascimento e Marcella Queiroga
Nesta segunda-feira, dia 3, tem início o IV Curso Internacional de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis com abertura solene realizada pelo Magnífico Reitor, Anísio Brasileiro, no auditório João Alfredo (Reitoria/UFPE) às nove da manhã. O evento contará com a participação de representantes da UFPE e Agência de Planejamento e Pesquisas CONDEPE-FIDEM/Governo do Estado. Na programação: apresentação cultural e palestra “Corpo, som e luz” ministrada pelo Profº Abel Menezes Filho.
Esta edição será direcionada aos países latino-americanos, contando com 20 participantes, sendo cinco brasileiros, quatro argentinos, dois mexicanos, quatro colombianos, um uruguaio, um boliviano, um hondurenho, um guatemalteco e um dominicano. São profissionais ligados à área de promoção da saúde, desenvolvimento local, cooperativismo e/ou gestão de políticas públicas, lideranças comunitárias e/ou gestores comprometidos com o processo de desenvolvimento de suas localidades.
O Curso tem como objetivo principal capacitar os participantes na experiência nipo-brasileira em Municípios Saudáveis e na construção de uma metodologia flexível estruturadora (tendo como referência o Método Bambu – metodologia desenvolvida pelo NUSP) no intuito de que possam viabilizar possíveis aplicações posteriores em projetos comunitários e/ou institucionais de amplitude local. Além disso, a capacitação proporciona a troca de informações com os representantes de cada país e propicia a transferência dos conceitos para as realidades de seus próprios países, estabelecendo assim a atuação dos participantes como multiplicadores dos temas apresentados no curso nas instituições e localidades de origem.
A formação compreende três eixos: Modos de vida, que relaciona estilos de vida saudável, tendo como campo de ação pequenos grupos sociais (nível micro); Desenvolvimento – regional, local, associativismo e cooperativismo etc, que prioriza o modelo de desenvolvimento e seus pressupostos – justiça social, equidade -, e tem como cenário os territórios políticos (nível macro); e, Gestão da Intersetorialidade – políticas públicas saudáveis, participação e empoderamento, tendo como temas gestões, concertações, articulações, negociações e construção de políticas que enfocam os municípios, estados, cooperativas, Câmaras Municipais e órgãos afins (nível meso). Os participantes do TCTP terão aulas expositivas e visitas de campo a fim de conhecer resultados de ações desenvolvidas por municípios membros da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis. Ainda na programação do curso, dois eventos: o III ENCONTRO NACIONAL DE INICIATIVAS E REDES DE CIDADES, MUNICÍPIOS E COMUNIDADES SAUDÁVEIS E SUSTENTÁVEIS (24 a 26.09), promoção do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS; e o I Seminário Internacional de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis (27 e 28.09).
Realizado pelo NUSP desde 2009, com carga horária total de 192 horas, o curso será ministrado em português no auditório do NUSP de segunda a sexta-feira, e será concluído dia 5 de outubro de 2012. O Curso Internacional de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis assim como o I SEMINÁRIO INTERNACIONAL fazem parte do Third Country Training Programme (TCTP) - Programa de Treinamento de Terceiros Países - uma modalidade de cooperação trilateral prevista no âmbito do Programa de Parceria Brasil-Japão (JBPP), operacionalizada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O TCTP promove o fortalecimento institucional e a capacitação de recursos humanos dos países parceiros, em áreas consideradas prioritárias ao desenvolvimento local, por meio da transferência de tecnologia, do incremento de competências e da disseminação de soluções criativas.