por Gorete Linhares
A formalização da cooperativa e a participação na FENEARTE 2012 foram os principais temas do encontro entre o grupo de mulheres artesãs de Barra do Riachão (São Joaquim do Monte) – ARTE CALANGO – e técnicas e estudantes do NUSP/UFPE na primeira visita de campo do Projeto Incubação de Cooperativas de Mulheres Artesãs da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis (MEC/SESU-PROEXT/NUSP/UFPE), que aconteceu no último dia 13 de abril.
O encontro, na sede do grupo, teve como propósitos apresentar o projeto às artesãs, identificar necessidades e orientá-las no sentido de formalizar legalmente a cooperativa, além de fazer um levantamento primário de necessidades/prioridades relativas à produção do artesanato tendo em vista a participação na FENEARTE deste ano. A equipe do NUSP e o grupo de artesãs também se detiveram em planejar um programa de capacitações em formato de oficinas, tendo em vista às necessidades apontadas, tanto em relação à melhoria do artesanato como também relativas à consolidação e ao fortalecimento da gestão da cooperativa.
Ao longo dos próximos meses serão realizadas oficinas de: design – modelagem, tingimento etc, método bambu, de comunicação, e de planejamento para a FENEARTE. As oficinas serão ministradas por professores e técnicos da UFPE (CAA – Caruaru e NUSP) com a participação de estudantes bolsistas dos cursos de Design, Comunicação, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Enfermagem e Ciências Sociais, que compõem a equipe do projeto. Ao longo do ano a equipe dará suporte técnico às artesãs com o objetivo de contribuir com a sustentabilidade da cooperativa.
O Projeto Incubação de Cooperativas de Mulheres Artesãs da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis é um projeto de extensão realizado pelo NUSP e faz parte de um programa nacional de extensão fomentado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC/SESU).
Nenhum comentário:
Postar um comentário