segunda-feira, 28 de maio de 2012

Grupo de Design da UFPE dá continuidade à capacitação em Barra do Riachão


por Emmanuel Guimarães
A melhoria da qualidade de embalagens foi o objetivo do segundo encontro entre professor, estudantes de Design (Campus do Agreste e do Recife) e o grupo de mulheres artesãs que integram a Cooperativa Arte Calango, em Barra do Riachão (São Joaquim do Monte), no último 18 de maio.
Além das embalagens utilizadas para embalar os produtos, a oficina também facilitou a definição de novas formas de amarração, costura e possibilidade de utilização do material usado na fabricação das peças em sacolas. 

A capacitação contribuiu para que as artesãs desenvolvam e modifiquem o número de recortes e grampos antigos utilizados por elas, otimizando a quantidade de dobras e vincos (pregas), e reduzindo a necessidade de fendas e uso de cola. No encontro, também foi possível debater sobre tamanho, ajustes, dimensionamento das embalagens e os possíveis materiais que irão servir como matéria prima na produção de alças. 

Na parte prática as artesãs tiveram a oportunidade de produzir algumas sacolas passo-a-passo. Segundo depoimentos dos estudantes de Design, as participantes se mostraram bastante animadas e receptivas, demostrando mais habilidade durante as produções. Nos próximos dias, as artesãs já deverão definir o material que será utilizado na produção das alças para as sacolas.
Na sequência, estudantes e professores de Design vão experimentar com as artesãs técnicas de serigrafia (silk-screen), no intuito de identificarem outras alternativas para a impressão da marca nas embalagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário