quarta-feira, 20 de julho de 2011

A divulgação como estratégia de comunicação

A vida não chega pelos jornais, 
mas pela língua do povo”
por Ellen Reis

Os princípios da notícia se alicerçam no LEAD jornalístico: o que? Quem? Quando? Por quê? Como? Onde? Esses questionamentos são essenciais por propiciarem o estabelecimento da comunicação como relacionamento, ou seja, os interlocutores se conectam com o intuito de descobrir, formar e compartilhar a notícia. A informação, portanto, não é atividade de um só; as pessoas formam grupos humanos que só existem a partir de laços de comunicação. Laços que precisam ser alimentados.

Com esse pensamento foi que a jornalista Gorete Linhares, as estagiárias de comunicação do NUSP (Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social da UFPE) e o cinegrafista Amal Ferreira realizaram uma oficina de comunicação, em Barra de Guabiraba, no último dia 13 de julho. Os quinze participantes – divididos entre artesãs, bombeiros, estudantes, professor e vereadora da cidade, vários deles promotores de município saudável – tiveram uma palestra sobre os princípios básicos da comunicação, de uma forma mais técnica, e desenvolveram atividades para a produção de peças de divulgação como release, faixa, panfleto e nota para rádio.

 
A oficina foi realizada na Escola Leobaldo Soares da Silva e teve por objetivos desenvolver a comunicação interna em um grupo tão heterogêneo e permitir que os participantes aprendessem técnicas fáceis e atrativas para divulgar os trabalhos realizados no município, levando em consideração as particularidades de cada grupo. A proposta da atividade foi produzir peças sobre um determinado evento que ocorreria no município. 

Sendo assim, o assunto em pauta foi o Primeiro Encontro de Esportes Radicais de Barra de Guabiraba. Os participantes receberam orientação técnica para a produção do release, da faixa, do panfleto e da nota de rádio, foram divididos em grupos para realizar essas quatro atividades e, posteriormente, apresentaram suas produções. Nesse último momento, a comunicação se estendeu de tal forma que houve um grande debate.

O município de Barra de Guabiraba tem um grande déficit de meios de comunicação de massa. Os 12.776 habitantes contam com uma rádio comunitária de pequeno alcance, abrangendo  a área urbana e alguns sítios apenas, e uma rádio alto-falante que percorre toda a cidade com divulgações emergenciais. Não disponibilizam nem de boletim nem de jornal impresso. Sem contar o restrito acesso à internet. 

Dessa forma, a comunicação fica ainda mais deficitária dentro da própria cidade. Então, estabelecer e fortalecer a comunicação local foram os primeiros passos dados pela oficina para que, a partir disso, as regiões circunvizinhas e todo o estado de Pernambuco conheçam Barra de Guabiraba e seus recursos.




Confira a Matéria realizada na Oficina de Comunicação com os participantes:


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