quarta-feira, 20 de junho de 2012

Cooperação japonesa realiza visita técnica em São Joaquim do Monte


por Gorete Linhares
Peritos da Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA e equipe técnica do NUSP fazem visita ao município de São Joaquim do Monte, agreste do estado, na próxima segunda-feira, 25. O objetivo da visita é avaliar a capacidade de continuidade dos projetos que a JICA incentivou. O projeto em questão, Municípios Saudáveis, foi desenvolvido em parceria com o NUSP/UFPE até o ano de 2008. Após esse período, a JICA empreende visitas regulares aos municípios onde o projeto atuou para, entre outras coisas, dar retorno ao contribuinte japonês que investiu na cooperação internacional.
Em São Joaquim do Monte, pela manhã, a equipe de avaliação tem uma programação extensa de reuniões com gestores locais que vão tratar de assuntos relacionados à própria gestão, às questões ambientais e com o artesanato da cidade. À tarde, os peritos da JICA se reúnem com as equipes técnicas do NUSP e da Agência CONDEPE/FIDEM do governo do estado, a fim de discutir questões relativas às ações em curso junto à Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis.
A última pauta do dia é O IV Curso Internacional de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis, objeto de convênio entre a Cooperação Japonesa, a Agência de Cooperação Brasileira – ABC e UFPE. O curso vai acontecer em setembro próximo e essa é uma oportunidade para definir pontos específicos junto à coordenação do curso no NUSP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário