sexta-feira, 13 de julho de 2012

Limoeiro recebe oficina para testar aplicação de matriz diagnóstico de saúde ambiental


por Gorete Linhares
Quinta e sexta-feira da próxima semana (19 e 20), o município de Limoeiro, integrante da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis, participa da “Oficina Piloto para utilização da matriz diagnóstico de saúde ambiental e desenvolvimento sustentável na escola”, promovida pela Secretaria de Vigilância ambiental do Ministério da Saúde dentro do Programa Saúde na Escola.
Com o acompanhamento do Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social – NUSP/UFPE e da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco-CONDEPE/FIDEM, a Secretaria de Vigilância Ambiental organizou oficina de dois dias no município. O Objetivo principal da Oficina é realizar um piloto de aplicação da Matriz Diagnóstico como forma de testar esse instrumento de trabalho para o Programa de Saúde na Escola. Na programação: palestra sobre Saúde Ambiental e Desenvolvimento Sustentável; mesa redonda sobre programas e iniciativas para promoção da saúde ambiental e do desenvolvimento sustentável nas escolas, debates, apresentação da metodologia da matriz diagnóstico de saúde ambiental e desenvolvimento sustentável e a elaboração da matriz da Escola Municipal presidente Tancredo a partir das temáticas água na escola; lixo e outros resíduos na escola; higiene e convívio na escola; poluição do ar e absenteísmo escolar; além de outros temas de interesse local.
A Escola Municipal Presidente Tancredo foi selecionada para aplicação piloto da matriz por desenvolver projetos ambientais com os alunos.
O evento contará com a participação de representantes dos Ministérios da Saúde e da Educação, Secretarias estaduais e municipais de Saúde e Educação, conselhos de Saúde, Educação e Meio Ambiente, Universidade Federal de Pernambuco, Agência CONDEPE/FIDEM, JICA – Cooperação Internacional do Japão.
“Saúde na Escola” é um programa do âmbito dos Ministérios da Saúde e da Educação.

Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis realiza seu X Encontro



por Gorete Linhares
“Municípios Saudáveis mudando a vida das pessoas com geração de renda e sustentatibilidade” é o tema do X ENCONTRO DA REDE PERNAMBUCANA DE MUNICÍPIOS SAUDÁVEIS, que acontece esta quarta-feira, dia 18, no Recife Praia Hotel – Pina, promovido pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco-CONDEPE/FIDEM, em parceria com o Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social – NUSP/UFPE.
Para proporcionar uma reflexão ampla dos municípios participantes e dá suporte ao debate, a economista e professora da UFPE Tânia Bacelar fará a palestra de abertura acerca do tema. Na programação do encontro, das 09h30 às 16h, os participantes vão conhecer também a “Matriz diagnóstico de saúde ambiental e desenvolvimento sustentável da Escola, a ser apresentada por Cícero Dedice de Góes Junior, Diretor de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador do Núcleo de Gestão do Conhecimento da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Acontecem ainda apresentações das ações dos municípios saudáveis, desfile com produção artesanal dos municípios, apresentação cultural, interações entre os participantes com a finalidade de estimular e fortalecer as ações da Rede. Na ocasião também serão definidos os representantes municipais que vão compor o Comitê de Gerenciamento da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis.

Outras informações:
Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco-CONDEPE/FIDEM – (81) 3182 4403/3182 4432/ 3182 4439

Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social – NUSP/UFPE – (81) 2126 8549/ 2126 8553 (Edione/Elze)