sexta-feira, 13 de julho de 2012

Limoeiro recebe oficina para testar aplicação de matriz diagnóstico de saúde ambiental


por Gorete Linhares
Quinta e sexta-feira da próxima semana (19 e 20), o município de Limoeiro, integrante da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis, participa da “Oficina Piloto para utilização da matriz diagnóstico de saúde ambiental e desenvolvimento sustentável na escola”, promovida pela Secretaria de Vigilância ambiental do Ministério da Saúde dentro do Programa Saúde na Escola.
Com o acompanhamento do Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social – NUSP/UFPE e da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco-CONDEPE/FIDEM, a Secretaria de Vigilância Ambiental organizou oficina de dois dias no município. O Objetivo principal da Oficina é realizar um piloto de aplicação da Matriz Diagnóstico como forma de testar esse instrumento de trabalho para o Programa de Saúde na Escola. Na programação: palestra sobre Saúde Ambiental e Desenvolvimento Sustentável; mesa redonda sobre programas e iniciativas para promoção da saúde ambiental e do desenvolvimento sustentável nas escolas, debates, apresentação da metodologia da matriz diagnóstico de saúde ambiental e desenvolvimento sustentável e a elaboração da matriz da Escola Municipal presidente Tancredo a partir das temáticas água na escola; lixo e outros resíduos na escola; higiene e convívio na escola; poluição do ar e absenteísmo escolar; além de outros temas de interesse local.
A Escola Municipal Presidente Tancredo foi selecionada para aplicação piloto da matriz por desenvolver projetos ambientais com os alunos.
O evento contará com a participação de representantes dos Ministérios da Saúde e da Educação, Secretarias estaduais e municipais de Saúde e Educação, conselhos de Saúde, Educação e Meio Ambiente, Universidade Federal de Pernambuco, Agência CONDEPE/FIDEM, JICA – Cooperação Internacional do Japão.
“Saúde na Escola” é um programa do âmbito dos Ministérios da Saúde e da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário