segunda-feira, 20 de junho de 2011

NUSP realiza projetos de extensão para fortalecer a Rede

por Gorete Linhares e Maíra Faria
O Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (NUSP) deu início, entre final de abril e começo de maio, a quatro novos projetos de extensão, três deles voltados para a Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis (RPMS), que agrega atualmente 19 municípios do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana. Os projetos foram aprovados no edital BEX - Interiorização e recebem recursos da Pró-Reitoria de Extensão da UFPE. Devem ser concluídos até dezembro deste ano e tem como objetivo comum ampliar e consolidar a atuação do NUSP junto à Rede, quais sejam de formação, apoio técnico, ou de monitoramento das ações desenvolvidas pelos promotores de saúde nos municípios. O NUSP tem como finalidade ainda contribuir para o fortalecimento das iniciativas de desenvolvimento local, incentivando a implementação de estratégias de promoção de saúde nos municípios da Rede.
“O monitoramento como caminho de sustentabilidade para projetos sociais” tem como objetivo acompanhar as atividades da RPMS e firmar as ações dos planos dos promotores da saúde de cada município. O projeto também pretende identificar qual município está aplicando o Método Bambu (tecnologia social desenvolvida pelo NUSP que foi idealizada como um meio para impulsionar as potencialidades da comunidade visando o seu fortalecimento, interação e pertencimento), para estimular a sociedade à mobilização e participação comunitária, controle social e gestão social. Conceição Viana, coordenadora das ações, informa que a atuação do projeto está dirigida a cinco municípios da Rede - Barra de Guabiraba, Camocim de São Felix, Saíre, São Joaquim do Monte e Águas Belas. As atividades já estão em andamento, com reuniões feitas em dois municípios. Questões ambientais são o foco da atenção dos promotores de saúde em Camocim de São Félix, que estão articulando um fórum de discussões a fim de encaminharem propostas para implementação de políticas públicas voltadas para resolução dos problemas que o município enfrenta. Já no município de Sairé, a equipe do NUSP identificou a necessidade de incentivar o grupo de promotores a terem uma atuação mais propositiva e menos dependente da gestão pública.
Com o foco na terceira idade, o projeto “A promoção da Saúde e o envelhecimento: um caminho para cuidar de si” visa contribuir com um o grupo de idosos do município de Sairé. O grupo é formado por cerca de cinqüenta e cinco idosos, sendo a maior parte não letrada. Fortalecer o autoconhecimento e a auto-estima no processo de envelhecimento são os objetivos previstos. Para alcançá-los, serão realizadas oficinas temáticas acerca de: envelhecimento saudável, vínculos sociais, afetividade, pertencimento, alimentação, atividade física e sexualidade. Como município integrante da RPMS, espera-se também, com esta experiência, contribuir para o amadurecimento da Rede como um todo.
“Comunicação como estratégia da promoção da saúde e desenvolvimento social” tem o desafio de fortalecer e agrupar as ações da Rede. Para tanto, pretende desenvolver ações de capacitação e estratégias de comunicação. Alimentar o fluxo de informações entre os municípios proporcionará o conhecimento das experiências e aprendizado entre todos os envolvidos, a fim de consolidar uma integração dos municípios membros da RPMS. Com este intuito, uma das estratégias planejadas foi a criação deste blog a fim de dar visibilidade às ações dos municípios na Rede, bem como contribuir para usa integração.
Também estão previstas duas oficinas de comunicação que, segundo Gorete Linhares, coordenadora, tem como finalidade, a primeira - fortalecer grupos locais em Águas Belas e Barra de Guabiraba para que desenvolvam habilidades básicas a fim solucionarem de forma autônoma necessidades de comunicação, e a segunda – com estagiários do NUSP, promover a interdisciplinaridade e possibilitar o exercício da produção e difusão de informações acerca das atividades dos projetos nos quais estão envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário