quarta-feira, 22 de junho de 2011

Oficina de Comunicação: da produção jornalística aos recursos audiovisuais.

por Ellen Reis
Apurar. Identificar. Checar. Agendar. Redigir. Editar. Publicar. Essas foram algumas das atividades desenvolvidas pela oficina de comunicação que ocorreu no auditório do Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (NUSP) no dia 08 de junho passado. A fim de promover a interdisciplinaridade e possibilitar o exercício da produção e difusão da informação, os estagiários do NUSP, divididos entre os cursos de Serviço Social e Teoria Ocupacional, foram capacitados quanto à compreensão das etapas de produção da notícia, a desconstrução e produção de um texto jornalístico e de registros fotográficos e audiovisuais (técnicas de iluminação e enquadramento para foto e vídeo). 
Pensar em comunicação como a representação da realidade e reconhecer que cada indivíduo informa, expressa e transmite, não somente o profissional da área, possibilitou o fortalecimento da comunicação interna no Núcleo e, posteriormente, nos municípios que agregam a Rede de Municípios Saudáveis de Pernambuco (RPMS). Com esse intuito a oficina contou com a direção da jornalista Gorete Linhares, com o apoio do cinegrafista Amal Ferreira e das estagiárias de comunicação Ellen Reis e Maíra Mendes dos cursos de Jornalismo e Rádio e TV, respectivamente.
As estudantes de Terapia Ocupacional e Serviço Social, e estagiárias do NUSP, Danielle Mendes e Aline Flávia comentam, respectivamente: “A oficina proporcionou um aprendizado interdisciplinar a todos os participantes e permitiu uma troca de conhecimento pertinente para a formação profissional de cada um.” “A experiência foi interessante e enriquecedora, visto que podemos utilizar os conhecimentos adquiridos, não apenas na profissão, mas também no nosso dia-a-dia”. A oficina é uma iniciativa do projeto de extensão “Comunicação como Estratégia de Promoção de Saúde e Desenvolvimento Social”, desenvolvido pela equipe de Comunicação do NUSP, e tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, a PROEXT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário