segunda-feira, 17 de outubro de 2011

NUSP inicia a terceira edição do Curso Internacional de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis

por Ellen Reis 
A cerimônia de abertura da terceira edição do Curso Internacional de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis foi realizada no último dia 10 de outubro, no auditório João Alfredo (localizado na Reitoria da UFPE), A solenidade, que teve quatro horas de duração, contou com a presença de autoridades como o Reitor, recentemente eleito, Profº Anísio Brasileiro de Freitas Dourado, o Cônsul do Japão Sr. Tadayoshi Mochizuki, a coordenadora do TCTP e diretora do NUSP Prof. Ronice Franco de Sá, o técnico especializado do Deptº de Vigilância da Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, representando o Ministério da Saúde, Sr. Rogério Fenner, o representante chefe da JICA Sr. Katsuhiro Haga, a analista de projeto, representante da ABC, Sra. Juliana Martins Basso, o diretor executivo de apoio à gestão regional e metropolitana da agência CONDEPE/FIDEM Sr. Luciano Pinto e o secretário de saúde do Recife e vice-presidente do conselho nacional de secretários municipais de saúde Sr. Gustavo Couto.
Maracatu Mirim Lagoa do Meio
Além dessas autoridades que compuseram a mesa da cerimônia, a abertura contou ainda com a presença dos profissionais do NUSP e, é claro, dos 22 participantes (15 africanos e 7 brasileiros) do TCTP. Após a apresentação da mesa e dos votos de boas vindas para os participantes, os convidados puderam assistir a apresentação cultural do Maracatu Mirim Lagoa do Meio, do Município de Timbaúba. 
Para finalizar o cerimonial, a Profª Ronice Franco de Sá apresentou aos participantes a proposta, os objetivos e as metas já alcançadas pelo TCTP. À tarde, os africanos e brasileiros conheceram as instalações do NUSP e receberam o material didático do curso. No dia seguinte eles assistiram à primeira aula, ministrada por Rosane Salles (NUSP/UFPE) e um a um apresentaram as propostas do trabalho de intervenção que deverá ser concluído concomitante com o término do TCTP. 

Participantes da terceira edição do Curso
Durante um mês, de 10 de Outubro a 10 de Novembro, os 22 participantes serão treinados, sob a ótica do curso Formação de Promotores de Municípios Saudáveis, com o objetivo de se tornarem promotores de municípios, comunidades e ambientes saudáveis para que possam multiplicar o aprendizado nos seus locais de origem de forma reflexiva, estratégica e comprometida com os princípios da promoção da saúde e do desenvolvimento local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário