quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Segunda semana de aulas do III Curso Internacional realizado pelo NUSP

pela equipe de Comunicação

Professor Jimmy Peixe
Os determinantes Sociais em Saúde foram objeto da primeira aula desta segunda semana de aulas do III Curso Internacional de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis. O médico e professor do NUSP, Djalma Agripino, abordou aspectos históricos do processo saúde-doença, níveis de determinação, além de analisar a intersetorialidade nas dimensões micro-macro.
Associativismo e Cooperativismo foram temas abordados pelo professor Jimmy Peixe (UFRPE), que estimulou os alunos para que expusessem as noções de cooperativismo e associativismo nos seus países de origem. Foi perceptível a semelhança entre o Brasil e os países africanos de língua portuguesa no que diz respeito ao conceito desses dois termos. Uma associação é um grupo de pessoas que, sem fins lucrativos, se organiza para defender interesses comuns.
Já o cooperativismo surge no sentido de legitimar o serviço, gerar rentabilidade e organizar um grupo de pessoas que desenvolvam o mesmo ofício com vista em expandir o negócio. Consolida-se, portanto, como atividade econômica e social. “Cada um com um ‘bucadinho’ do seu saber vai construindo o espaço que é de todos. A cooperativa é muito bem vista em Angola porque enxerga o que o estado não vê e acaba sendo uma ajuda", declarou a angolana Domingas Isabel Mendonça Pereira.
O professor tratou ainda dos aspectos legais que dão suporte a prática dessas duas formas de agrupamento, da importância de se estabelecer um processo democrático na escolha das suas lideranças e situou historicamente o surgimento, no Brasil, do associativismo e do cooperativismo.


Técnica Cláudia Melo (CONDEPE/FIDEM)
A Agência CONDEPE/FIDEM, do Governo do Estado, trouxe sua experiência com o projeto da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis para os participantes do Curso, abordando, principalmente, as estratégias de desenvolvimento regional de Pernambuco e a sua forma de atuação junto aos municípios, orientando-os e facilitando a estruturação dos Planos Diretores Participativos. As técnicas Célia Trindade e Cláudia Melo ofereceram aos alunos diversos materiais editados, além de vídeo e fotografias que documentam experiências exitosas da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis.
A terceira turma do curso também teve, esta semana, a oportunidade de conhecer melhor a Política Nacional de Promoção da Saúde. Danielle Cruz, técnica do Ministério da Saúde fez uma apresentação institucional da política brasileira aos participantes na tarde de quinta-feira, destacando elementos históricos, bases, comitê gestor e ações prioritárias. A semana de aulas se encerra com uma visita de campo ao município de Águas Belas, assunto do nosso próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário