segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Reflexão sobre intersetorialidade abre a terceira semana do TCTP no NUSP

Por Ellen Reis
O sociólogo Juan Carlos Aneiros Fernandez deu início à terceira semana de aulas do TCTP. Com o tema “Políticas Públicas Saudáveis, Participação Social e Intersetorialidade” o palestrante focalizou a discussão, na manhã desta segunda-feira (24), para o conceito e as noções de intersetorialidade, apontou as problemáticas e ressaltou a importância de reunir diversas áreas do conhecimento, organismos e departamentos.
Pesquisador e atual secretário executivo do Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (Cepedoc) – organização não governamental, sem fins lucrativos, sediada na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo -, Juan Carlos acredita que “Intersetorialidade requer uma abertura para conviver com as diferenças. É um exercício. Demanda a valorização do encontro dos saberes”.
Por mais que haja iniciativas individuais, de responsabilidade de cada setor, a intersetorialidade focaliza aquilo que é de ordem coletiva. Quando a meta é resolver determinado problema, não há uma divisão setorial. O problema existe e cada setor agirá do particular para o coletivo. Sem que se privilegiem especialidades. Janete Arruda, técnica do NUSP, acredita que “o grande desafio da intersetorialidade é deixar de pensar de forma fragmentada e se dedicar ao pensamento comum e à ação conjuntural”.

publicação do CEPEDOC
Cada um dos participantes do curso recebeu um livro, publicado pelo Centro de Estudo, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (CEPEDOC), intitulado “Promoção da Saúde e Gestão Local”, com organização de Juan Carlos Aneiros e Rosilda Mendes. O livro desenvolve temas e conceitos relacionados à gestão pública tomando como referência a proposta de CIDADES SAUDÁVEIS. Os autores discutem os conceitos e as formas de operacionalizar promoção da saúde de modo a reproduzir intervenções com valores relacionados à solidariedade, equidade, à democracia e à inclusão social.


Um comentário:

  1. que legal muito bom o tema intersetorialidade, fico muito feliz por ter o nusp sempre alavancando os melhores temas a ser dicutido na sociedade parabens pra todos que fazem esta obra acontecer gilsomar silva bonito pe

    ResponderExcluir