pela equipe de Comunicação
dinâmica com o grupo durante aula sobre promoção da saúde |
Os primeiros dias de aula foram dedicados a uma reflexão conceitual sobre a promoção da saúde, os pressupostos que a definem e acerca das diversas estratégias que promovem a saúde, a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar, tais como ações intersetoriais em saúde, ações comunitárias, reorientação de serviços, participação entre outras. A técnica do NUSP e professora, Rosane Salles, também destacou em suas aulas o contexto brasileiro da promoção da saúde, exemplificou concepções da promoção da saúde no Brasil, e ressaltou que os pré-requisitos e perspectivas para a saúde não são assegurados somente pelo setor saúde, deixando claro que há uma demanda por uma ação coordenada entre todas as partes envolvidas: governo, setor saúde e outros setores sociais e econômicos, organizações voluntárias e não-governamentais, autoridades locais, indústria e mídia. A Carta de Ottawa, criada na I Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, em Ottawa, Canadá, foi objeto de uma reflexão mais detalhada, por meio de leitura e debate em grupos.
resultado de atividades em sala de aula |
O Método Bambu foi abordado no final da primeira semana de aula. Método desenvolvido pelo NUSP que será analisado ao longo do curso, pois é amplamente utilizada pelo NUSP na sua atuação junto aos municípios integrantes da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis. Referência básica para os participantes do curso, que puderam se debruçar sobre sua base conceitual e as dimensões metodológica e filosófica do Método, sob a orientação dos técnicos e professores Socorro Freire e Abel Menezes.
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